(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog 7 dicas de sucesso para executar no seu PDV
18/03/2019

7 dicas de sucesso para executar no seu PDV

O ponto de venda, mais conhecido como PDV, é o espaço onde ocorre a experiência de compra, onde o consumidor descobre seus produtos, se interessa, adquire e possivelmente se torna um cliente regular. Todos esses processos acontecem dentro do estabelecimento, e é por isso que o ponto de venda é tão importante.

Para que os potenciais consumidores fiquem encantados e contemplados com seu PDV, primeiro ele precisa ter interesse em entrar e permanecer no espaço. É preciso investir em ações e planejamento estratégico para conseguir agregar valor a um ponto de venda – deixando atrativo e ao mesmo tempo com apelo para venda.

Confira nesse artigo 7 dicas infalíveis para adotar em sua loja!

1- Fachada

Essa será sempre a primeira impressão que o cliente vai ter do seu ponto de venda. O ditado “não julgue um livro pela sua capa” não pode ser aplicado em relação à apresentação de um negócio. Normalmente, os consumidores tendem a julgar a aparência da fachada, letreiros e a forma como a loja está.

Mantenha sempre o espaço bem conservado, limpo, com a manutenção e faxinas em dia. Invista também em um letreiro descomplicado e de fácil compreensão: é importante passar a mensagem correta sobre o segmento em que o PDV está inserido.

2- Vitrine

Esse item também é responsável por valorizar totalmente uma loja e atrair pessoas que nem mesmo estavam com alguma intenção de compra. A vitrine precisa estar de acordo com o conceito da loja em questão, além de apresentar alguns dos produtos disponíveis.

Invista em vitrines modernas e coloridas, seguindo datas comemorativas como o Carnaval, ou oferecendo uma “história” atrativa e que estimule a curiosidade do público.

Mantenha a vitrine atualizada: o ideal é trocar os produtos e a forma de apresentação ao menos de 15 em 15 dias.

3- Fluxo

Uma boa circulação de clientes é fundamental para que as pessoas fiquem satisfeitas com sua experiência dentro do PDV. Para começar, o ideal é que a porta de entrada para o ponto de venda seja de, no mínimo, 80 centímetros de largura, além de um acesso pensado para pessoas com deficiência ou dificuldades de se locomover.

Os produtos da loja não podem estar expostos de qualquer jeito, mal empilhados, esquecidos em cantos, ou de maneira que atrapalhem a mobilidade do consumidor. É necessário conhecer bem seu mix de produtos para “prever” os caminhos de compra que o público irá percorrer.

Aposte também em pontos de destaque com produtos, principalmente os em promoção, distribuídos ao longo do espaço da loja, para assegurar um fluxo positivo de pessoas por todo ambiente livre no PDV.

4- Disposição dos produtos

Outro fator muito importante, e brevemente mencionado no item anterior, é a organização de produtos. A forma como eles estão expostos interfere diretamente no ato da compra.

Busque organizar seu mix por grupos, em uma ordem que facilite a procura, como, cores, gênero, tamanhos, utilidade, estilos, entre outros. Se pretende evidenciar algum produto específico, posicione a peça no lado direito e a 1,50m da entrada do PDV. Acredita-se que essa região é a “zona mais quente” de uma loja.

5- Móveis e iluminação

Um ponto de venda bonito e iluminado conquista muito mais consumidores. Aposte em uma decoração que converse com o seu segmento e com o conceito já presente em sua marca.

Os móveis não podem ocupar mais que a metade do espaço do PDV – é preciso garantir a boa circulação dos clientes e a exposição dos seus produtos. Já em relação a iluminação, ela deve ser aplicada de forma que amplie ainda mais a visibilidade das mercadorias, sendo possível brincar com os tons de iluminação fria e quente para dar destaque especial para algum item.

Em caso de lojas com provadores, a dica é assegurar um provador bem sinalizado e de fácil localização dentro do seu ponto de venda. Ele também precisa ter espaço suficiente para o conforto dos clientes, além de luz e ventilação adequadas.

6- Imagem e comunicação

É preciso buscar uma unidade e uma identidade visual para sua marca. Depois de decidir essa questão, todos os letreiros, fachada, placas e faixas, precisam seguir o mesmo conceito visual.

Até mesmo os uniformes da equipe devem estar de acordo com as cores e a essência da sua loja. Evite a poluição visual do seu ponto de venda: não misture cores, não coloque cartazes e placas com excesso de informações, nem de texto e nem de imagem.

As placas indispensáveis são as de sinalização, que indicam a localização de provadores e caixas que direcionam melhor o cliente para outros setores da loja.

7- Climatização

Item que pode ser considerado um “luxo” por alguns. Porém, o Brasil é um país de altas temperaturas em boa parte do ano, então investir em uma boa climatização não é mais considerado um elemento supérfluo.

Mas atenção em manter a temperatura agradável – nada muito quente, mas também nem frio em excesso. Um ambiente bem climatizado pode colaborar para que o público se sinta mais confortável, e em consequência, passe mais tempo dentro do ponto de venda consumindo.

Ofereça ao seu cliente a melhor experiência possível dentro do seu PDV – ao conquistar o público com seu ambiente, ele tende a retornar e trazer ainda mais pessoas com ele!

Leia também