(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog Gerenciamento por Categoria: Otimize seus resultados com essa estratégia
5/01/2021

Gerenciamento por Categoria: Otimize seus resultados com essa estratégia

As condições do mercado atual exigem soluções inovadoras dos lojistas para alavancarem suas vendas e se manterem de forma competitiva no mercado. A grande concorrência e a menor fidelidade do consumidor, se comparada a outras épocas, são alguns desses desafios. 

Uma saída para aumentar as vendas, fazer uma gestão eficiente do estoque e, assim, otimizar a margem de lucro é através do Gerenciamento por Categoria (GC).

Basicamente, o GC é um método para você organizar os produtos da sua loja a fim de  melhor servir às demandas do seu cliente. 

Outro benefício do Gerenciamento por Categoria faz a gente voltar ao começo deste texto: a fidelização do comprador ao seu estabelecimento.

Você deve estar se perguntando: Como eu posso implantar essa prática no meu comércio? Confira as dicas abaixo. 

 

Noções sobre o Gerenciamento por Categoria

Antes, vamos aprofundar a nossa explicação sobre o GC. Pense nos produtos da loja divididos em diferentes categorias de produtos. Os itens devem ser catalogados no ponto de venda (PDV), de acordo com suas características.

Essa estratégia serve para que o comprador encontre os produtos de uma determinada categoria que lhe interessar, de forma mais simplificada. 

Essa divisão por categorias deve levar em conta diferentes aspectos do indivíduo, como: idade, sexo, histórico de consumo de categorias, classe social, entre outros. 

 

Pense no que o seu cliente necessita

Assuma o lugar de provedor do seu comprador e imagine as necessidades que ele possa ter. Questione que produto lhe faria entrar na loja; por onde você passaria até encontrar o produto que deseja; qual seção mais lhe interessaria; o que esperaria encontrar próximo ao item procurado. 

A partir das conclusões formadas com esse exercício, você chegará mais parte de conhecer os hábitos do seu consumidor de forma mais aprofundada. Além disso, o gerenciamento por categoria torna a compra mais agradável e simples. 

Dessa forma, é possível alcançar um aumento de rentabilidade e fidelizar o cliente, afinal ele teve prazer em comprar na sua loja. E a partir disso, você pode aumentar a clientela. Afinal, quem sai da loja satisfeito têm mais chances de indicar o estabelecimento para outras pessoas. 

Porém, para conseguir um resultado positivo, é importante criar uma interação com o fornecedor. 

 

Trabalho em conjunto com o fornecedor

Para um efetivo gerenciamento por categoria entre os produtos da sua loja, é recomendável que haja uma troca de informações entre lojista e fornecedor. Afinal, quem faz os produtos sabe bem em que categorias de mercado eles se encaixam.

É comum que as empresas fabricantes tenham pesquisas, dados sobre o setor e dos hábitos de quem consome uma determinada marca. 

Procure os seus fornecedores, eles podem te ajudar nessa tarefa. 

 

Invista em variedade de opções de compra

Apostar em um sortimento variado de mercadorias é sempre uma boa opção. Afinal, quanto mais variado for o seu mix, mais chances pode ter de atrair o consumidor. 

Mais uma vez, imagine-se no lugar do seu cliente. Ele pode precisar de diferentes itens em uma determinada ocasião: alimentos, utilidades domésticas e produtos de limpeza. Em vez de ir a dois ou mais estabelecimentos, o freguês pode preferir ir a um só local onde possa encontrar todos esses artigos. 

Um bom mix de opções pode ser um fator de fidelização do comprador à sua loja. Pense nisso!

 

Ofereça produtos inovadores

Uma medida a mais para reforçar a sua loja e as estratégias de gerenciamento de categoria, é oferecer ao cliente, produtos que não podem ser achados na área do seu comércio. 

O lojista pode conseguir fidelizar o cliente ao disponibilizar um artigo novo. Esse item pode ser algo que o consumidor já demandava, ou que simplesmente não sabia que necessitava. 

Com essa estratégia em mãos, você terá uma vantagem sobre os seus concorrentes. 

 

Fique sempre atento ao seu público

Se você chegou até aqui, fique sabendo que nenhuma dessas iniciativas acima vai funcionar, se você não conhecer o seu público-alvo.

Monitore o comportamento padrão do seu comprador. É possível verificar, por exemplo, a frequência de compra e a quantidade média de produtos adquiridos. 

Faça como os fornecedores: use a informação a seu favor. Com dados sobre a conduta do cliente, você pode analisar quais categorias de produtos estão realmente funcionando em seu comércio.

 

Leia também