(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog O que é Trade Marketing?
6/05/2019

O que é Trade Marketing?

Muito popular entre as empresas que atuam no mercado B2B, o chamado Trade Marketing é uma das estratégias fundamentais para alcançar o sucesso de um produto ou ponto de venda.

Quer descobrir mais sobre essa ferramenta? Continue a leitura desse artigo e aprenda como alavancar suas vendas com o Trade Marketing!

Afinal, o que é o Trade Marketing?

De maneira simplificada, o trade marketing é a união entre o departamento de marketing e o de vendas. São as ações de marketing fomentadas por um fabricante através do seu canal de distribuição, com o objetivo de atingir o consumidor final.

Um exemplo: você possui uma empresa que produz café, que é revendido em diversos supermercados. Seu produto é o café e o ponto de venda é um supermercado. As estratégias para alavancar as vendas do seu café no PDV são conhecidas como Trade Marketing.

Essa técnica não é nenhuma novidade, é o conhecido “a união faz a força”. Ao realizar trade marketing, todos saem ganhando – desde os produtores até os distribuidores, um ganhará maior visibilidade para sua marca, o outro vai aumentar seu faturamento no PDV.

A importância de aplicar estratégias de trade marketing para o seu negócio consiste no poder de construir parcerias – super importante no forma como o mercado funciona hoje. Além de integrar as equipes, essa técnica permite um maior acerto na hora de oferecer o que exatamente o consumidor final busca.

 

Vantagens dessa estratégia

Vários empresários ainda não entendem o conceito de trade marketing e como é possível colocá-lo em ação. Dois motivos para investir nessa ferramenta já valem sua atenção, que é a promoção da marca e a potencialização das vendas. Porém existem outros fatores positivos.

De acordo com o relatório da Trade Insight 2017, para grande parte dos empresários, a primeira etapa para implementar o trade marketing nos negócios é com a logística dos promotores de venda.

O trade marketing ajuda a unir as equipes de marketing e vendas, expandindo as possibilidades de promoção de um determinado produto. Ao criar essa união, ele também vai enriquecer as relações entre produtor e distribuidor, já que para obter melhores resultados é essencial manter essa parceria bem alinhada.

 

Devo aplicar no meu negócio? Como?

Segundo informações divulgadas pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), aproximadamente 52% da população brasileira compra de forma impulsiva. O que significa que o consumidor foi compelido a efetuar a compra por algum estímulo dentro do ponto de venda.

Por essa razão, a forma de apresentação de um produto ou serviço no PDV é fundamental para impactar positivamente o cliente em potencial. É aí que o trade marketing entra! É preciso conquistar a atenção do público, seu produto precisa se destacar entre as dezenas de outros concorrentes.

Algumas práticas são infalíveis na hora de valorizar um item: ações com promotores de venda, ações de degustação, distribuição de amostras e displays atrativos. Tudo isso vai atrair o olhar dos consumidores – aí só resta persuadir a pessoa que seu produto tem mais vantagens que o do concorrente!

3 dicas para executar no seu PDV

Quer saber como realizar ações de trade marketing realmente efetivas? Confira essas 3 dicas para começar com o pé direito:

 

1- Conheça as necessidades dos distribuidores

Para começo de conversa, a estratégia de trade marketing deve identificar quais são as deficiências de quem distribui seu produto. É preciso saber o que o público alvo está buscando, o que faz sucesso entre eles.

Ao obter essas respostas será possível começar a traçar a linha de ação para a parceria que irá posicionar bem a marca e o produto, e garantir o faturamento dos distribuidores.

 

2- Nivele os objetivos

Os propósitos de produtores e distribuidores precisam estar alinhados para que as ações de trade marketing obtenham resultados positivos. Invista na criação de um relacionamento vantajoso para ambas as partes.

Fornecedores precisam ajudar para que a venda no ponto de venda ocorra, e o distribuidor precisa se empenhar em vender os artigos de quem produz. O crescimento de um depende do crescimento do outro, e vice versa.

 

3- Planeje e execute!

Para atingir o sucesso, qualquer estratégia precisa ser traçada com planejamento e com um cronograma a ser seguido. Estude o mix de produtos, avalie o que cada um tem a oferecer, quais ações são as mais indicadas e por quanto tempo elas devem acontecer.

Depois de criar seu projeto é só executar os planos de acordo com tudo que foi antecipado no planejamento. Mas nada de improvisos, ou isso pode colocar em risco toda a estratégia.

 

Comece agora mesmo

Investir no trade marketing é se dedicar a parcerias que rendem bons frutos. Valorize a relação produtor-distribuidor. As ações de trade marketing são indispensáveis para o sucesso de qualquer marca. “A união faz a força” – aposte nessa estratégia!

Leia também