(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog Dicas para melhorar a exposição no PDV
25/06/2019

Dicas para melhorar a exposição no PDV

Você sabia que pode estar perdendo vendas com a exposição incorreta dos seus produtos? Ter muitas mercadorias e um estoque abastecido nem sempre é sinal de loja cheia e cliente comprando. É preciso sempre ter cuidado na hora de expor o seu mix de mercadorias.

Imagine uma pessoa perdida no seu ponto de venda (PDV), procurando nas prateleiras um produto fixado mas sem encontrá-lo no lugar correto. Esses obstáculos não podem acontecer durante a jornada de compra! Isso só desestimula o seu público-alvo e deixa sua marca com uma imagem negativa.

Quer alavancar as vendas no seu negócio? Continue a leitura deste artigo e descubra como deixar seu PDV ainda mais atrativo aos olhares dos consumidores!

 

Planograma: o que é e como fazer

Hoje em dia não basta apenas abrir uma loja e esperar que o público venha até você e compre tudo o que você está oferecendo. São necessárias técnicas de atração e fidelização do público – tudo pensado para conquistar as pessoas, fazê-las desejar seus produtos.

Existe uma estratégia conhecida como Planograma, que consiste em realizar um planejamento dos seus produtos, e de como eles precisam ser expostos nas gôndolas ou prateleiras, respeitando categorias, sabores, marcas, modelos, gêneros e tamanhos.

Essa organização prévia permite identificar os melhores locais para determinados tipos de produto, já que a equipe de gestores poderá planejar ações de marketing interno visando o que foi idealizado no planograma.

Considerando que mais de 80% das decisões de compra ocorrem somente no ponto de venda (PDV), um mix de produtos disposto com incentivos ao olhar do consumidor, têm muito mais chances de se sair bem.

 

3 dicas para melhorar a exposição dos seus produtos no PDV

Além do planograma, existem alguns hábitos que podem ajudar na composição de produtos expostos com eficácia. Separamos 3 dicas para te ajudar a começar:

 

1- Os mais procurados em lugares afastados

Aqueles produtos que você já sabe que são os mais populares entre o público, ou são os mais vendidos da sua loja, não podem ser posicionados na entrada do PDV. Isso porque ele já é o item mais procurado da sua marca, não precisa ter destaque especial.

Ao ser mantido muito próximo da entrada o consumidor pode apenas pegá-lo e ir embora, o que significa menos tempo de retenção da pessoa no PDV, impedindo que ela descubra novos produtos.

Quando o consumidor se desloca até o seu favorito, que já conhece e confia, ao passar pelas prateleiras com diversas outras mercadorias, ele pode adquirir itens de que precisa mas se esqueceu, ou também despertar impulsos e desejos por novos produtos.

 

2- Saiba trabalhar com promoções

Técnica que já chama atenção por si só, as promoções também precisam ser planejadas a fim de ter destaque em locais chave do seu ponto de venda. Mantenha os itens em promoção nas vitrines ou nas áreas nobres das prateleiras e gôndolas. Cuide para que os produtos em oferta tenham uma boa iluminação e uma decoração criativa e atrativa.

3- Itens lucrativos em destaque

Depois de realizar um levantamento sobre o seu mix de produtos, observando número de vendas e precificação, é fundamental dar mais destaque aos itens que geram maior lucratividade para o negócio.

Esses produtos precisam estar localizados nas regiões nobres das prateleiras, na altura do olhar – o que permite maior visibilidade por parte do público e mais chances de que eles adquiram a mercadoria.

 

As vantagens de uma boa exposição de produtos

As estratégias que vimos acima são simples, porém extremamente eficazes nas rotinas de vendas. Nos tempos de hoje, o cliente busca “experiência”, muito mais do que apenas um produto X. E quanto mais feliz for sua passagem pelo PDV, maiores são as chances de fidelização.

Veja alguns dos benefícios que podem ser alcançados com a implementação dessas táticas:

  • Aumento no número de vendas: a boa organização de produtos tem como sua maior vantagem a expansão das vendas no PDV;
  • Clientes fidelizados e satisfeitos: quando o consumidor realiza o processo de compra de forma ágil e sem dificuldades, ele tende a retornar em outras ocasiões;
  • Bônus no estoque: quando o PDV está devidamente organizado fica muito mais fácil manter o controle e a gestão correta dos estoques e seu abastecimento.

Para alcançar a exposição de produtos perfeita é necessário estudar e avaliar as mercadorias que sua marca oferece, além de ser preciso entender os hábitos e exigências do seu público-alvo. Faça testes constantemente e estude seu nicho até atingir um volume de vendas positivo!

Leia também