(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog Como estabelecer um público-alvo?
5/07/2019

Como estabelecer um público-alvo?

Antes de iniciar qualquer negócio é preciso identificar o público-alvo do seu produto. É ele que serve de termômetro para suas vendas – sem ele, ou se você não souber exatamente como defini-lo, sua empresa estará fadada ao fracasso.

Quer entender tudo sobre esse tema? Continue a leitura desse artigo e aprenda a importância do público-alvo para o seu negócio!

O que é público-alvo?

O conceito de público-alvo se refere a um grupo de pessoas que se interessam por um produto ou serviço específico, e que tem grandes chances de consumi-los em condições normais.

Geralmente esse grupo de pessoas têm características em comum, algo em que elas se assemelham, algo que as une na intenção de adquirir aquele determinado item. Existem diversos tipos de público-alvo, que podem se classificar de acordo com idade, gênero, profissão, personalidade, gostos ou hábitos pessoais.

Como definir o seu público-alvo?

Em todo processo de compra, “se vende algo para alguém”. Levando em conta que a pessoa se encontra no seu ponto de venda, ela precisa estar, no mínimo, previamente interessada pelo produto que você tem a oferecer.

Esse grupo de pessoas já interessado é o alvo que o gestor precisa conhecer bem. As particularidades desse público vai sempre indicar o nível de “desejo” de cada um pelo seu produto, sendo que diversas características, demográficas ou comportamentais, podem sinalizar com mais precisão o ato da compra. Mas tudo depende do ramo em que sua empresa está inserida ou no tipo de produto que a marca oferece.

 

5 passos para estabelecer um bom público-alvo

Existem algumas etapas simples que podem te auxiliar na definição do público-alvo para sua empresa. Confira:

 

01- Domine seu produto

O primeiro passo, e um dos mais importantes, é conhecer excepcionalmente bem seu produto ou serviço. Entenda todas as suas especificações, saiba quais são seus maiores benefícios e saiba de todas as suas fraquezas.

Estude também as diversas aplicações do seu produto ou como seu serviço resolve um problema ou a dor das pessoas. Para vender bem primeiro você precisa saber para quê seu produto serve, somente assim será possível cativar um público.

 

02- Conheça o mercado

Depois de entender tudo sobre seu próprio produto é hora de recolher informações sobre o segmento no qual você passará a atuar. É fundamental realizar pesquisas de mercado completas para definir boas estratégias de venda.

Tente mapear também se o seu produto ou serviço é uma novidade ou se já existem diversos itens semelhantes no mercado. Uma boa dica é investir nas pesquisas diretas com clientes em potencial – o que já ajuda a testar sua marca e a recepção dela entre o público.

 

03- Estude os concorrentes diretos

Logo após analisar o mercado como um todo, o próximo passo é identificar quais são os concorrentes mais diretos dos serviços que você oferece. É contra eles que você vai jogar, são os concorrentes os responsáveis por ficar com sua fatia no bolo – o público.

Identifique também quais os preços aplicados por eles, o tipo de embalagem ou a forma de entrega do produto e descubra quais são suas práticas promocionais. Ao saber essas informações você já estará atualizado sobre o tipo de ação que já vem funcionando com o público semelhante ao seu grupo-alvo.

Não se trata de só “copiar” o que já deu certo, mas sim analisar o que o consumidor consome e a forma como ele consome, para conseguir estabelecer uma atuação ainda mais eficaz.

 

04- Atenção, sempre!

Ao iniciar as operações no seu ponto de venda preze sempre pela qualidade dos serviços prestados. Não adianta abarrotar as prateleiras com caixas e caixas de produtos – isso pode transmitir uma imagem negativa para o cliente.

Para assegurar que isso não aconteça tenha cuidado com os números: estude margem e estoque, além de saber qual a previsão exata para as reposições. Itens em excesso na visão do público pode atrapalhar a decisão de compra do potencial cliente.

 

Bônus

05- Saiba se comunicar com o público

Após definido seu público-alvo você precisa saber como se comunicar com ele! Essa etapa é um ponto importante da rotina de vendas: descubra a melhor forma de conversar com seu cliente. Através dessa comunicação assertiva será possível criar um vínculo com as pessoas – o que vai criar ainda mais vontade no seu público de conhecer sua marca mais a fundo.

Quando você conhece e entende o comportamento do seu público, as ações dele servem como guia para todas as campanhas e caminhos que sua marca deve seguir. Não perca mais tempo e nem chances de boas vendas: estude a fundo sobre seu público-alvo e garanta um melhor retorno no seu negócio!

Leia também