(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog Como definir o melhor mix de produtos para o seu negócio
5/08/2019

Como definir o melhor mix de produtos para o seu negócio

Possuir um bom mix de produtos é um fator determinante para obter sucesso com uma marca. O compilado de mercadorias que compõem sua loja precisa ser o mais assertivo de todos, só assim é possível agradar os clientes e garantir vendas.

Desse modo, muitas vezes, quantidade não é sinônimo de qualidade, já que a equação que forma o comportamento do consumidor e seus impulsos possuem diferentes variáveis. Continue a leitura desse artigo e descubra o poder de um mix de produtos bem definido e como você pode fazê-lo!

 

Afinal, o que é o mix de produtos?

Essa expressão é usada para apontar a variedade de itens que estão a venda, ou os serviços que são oferecidos por uma empresa ao público. O ideal é possuir um amplo mix de produtos, que possa ser direcionado para consumidores com diversos perfis.

Para alcançar o melhor mix de produtos para o seu negócio, existem algumas questões a serem consideradas primeiro. São elas: segmento em que a empresa atua, a categoria dos produtos que são oferecidos, qual é o seu público-alvo, e qual o tamanho do seu negócio.

 

A importância de um bom mix de produtos

O objetivo de um estabelecimento, em sua essência, é atender seus clientes e deixá-los satisfeitos ao final da compra. Se o seu mix de produtos estiver mal definido, um consumidor pode chegar e não encontrar o que deseja, indo automaticamente procurar no seu concorrente direto.

A escolha por uma marca, muitas vezes é questão de disponibilidade. E por isso é tão inevitável trabalhar com várias opções de um produto. A variedade pode ser um trunfo no seu negócio.

Bem como o planejamento estratégico do seu mix, que só de estar posicionado de uma determinada maneira nas prateleiras ou manequins, pode gerar vendas por compulsão. Itens que se completam podem e devem permanecer próximos na disposição dos produtos.

 

4 dicas para criar o melhor mix de produtos

Quer saber como definir seu mix de produtos para adequar seu negócio ao mercado e atingir o sucesso de vendas? Separamos 4 dicas fundamentais para bons resultados em qualquer segmento:

1- Estude seu próprio negócio

Antes de mais nada é preciso conhecer sua essência, entender todas as individualidades da sua marca, como tudo funciona. É fundamental que o gestor saiba detalhadamente os tipos de produtos oferecidos e suas características, para quem eles são vendidos e qual a situação fiscal atual da empresa.

Ao fazer esse mergulho será possível identificar informações como: histórico de produtos mais vendidos, quanto eles trouxeram de lucro, quais itens não valem mais a pena comercializar e quais linhas de mercadoria podem ser um bom investimento para acrescentar ao seu mix.

2- Observe a concorrência

Depois de fazer uma “vistoria” interna, é hora de buscar por cases de sucesso de outras marcas. Informações sobre seus concorrentes diretos ou indiretos não devem ser utilizadas para cópias, e sim para que você entenda o que tem dado certo no segmento.

Esse conhecimento pode te ajudar a planejar estratégias cada vez mais assertivas, além de inspirar melhorias dentro do seu próprio negócio com base no que foi visto mundo afora.

3- Conheça seu público

Saiba tudo sobre você mesmo, sobre seus concorrentes, e por fim, sobre seu público-alvo. É fundamental saber exatamente para quem você está vendendo seu mix de produtos.

Para começar, realizar uma pesquisa de público pode ser uma saída caso você não tenha nenhuma informação prévia. Com isso será possível traçar o perfil do seus clientes: o que ele procura, o que ele mais gosta, o que ele não gosta, o quanto ele está disposto a pagar por isso, entre outras questões.

4- Ofereça diversidade!

O melhor é apostar na variedade de produtos que você será capaz de oferecer para o seu público-alvo. Estabeleça estratégias de acordo com o seu estudo dos clientes, invista somente no que é mais aceito e mais consumido.

A segmentação também é uma boa opção – se o seu negócio opera em diversos nichos ele pode abocanhar fatias diferentes do mercado. Essa opção permite que você invista apenas em uma porção de produtos ajustada para cada segmento atuante.

Esses são os primeiros passos para definir um bom mix de produtos para o seu negócio. A direção a ser seguida é simples: estabeleça estratégias, crie planos de ação segundo as informações coletadas, confie mais em dados e arrisque menos! O melhor mix vai fluir de forma muito mais instintiva e estrutural.

Leia também