(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog Como impedir produtos vencidos na gôndola
29/11/2019

Como impedir produtos vencidos na gôndola

Imagine o sentimento de um cliente que se depara com produtos vencidos no meio de suas compras? Ou aquele que percebe que levou itens vencidos somente ao chegar em casa? Dificilmente esse consumidor vai ficar com uma imagem positiva do estabelecimento.

Essa pode ser uma situação corriqueira para muitos, porém deve ser prevenida pelos gestores e líderes de um PDV. Quer saber mais sobre os cuidados com produtos vencidos na gôndola? Continue a leitura desse texto!

 

A importância de prevenir itens vencidos

Segundo informações da ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), o vencimento de produtos é a maior causa de perda no setor do varejo, seguido do número de perdas por furtos.

Essa pesquisa só revela a importância de se investir em boas estratégias para evitar prejuízos com itens vencidos nas prateleiras. Um exemplo: drogarias e farmácias apresentam 65% de quebras operacionais por causa de produtos vencidos!

Mas como evitar esse prejuízo? Hoje a maioria dos varejistas ainda não executa verdadeiras ações preventivas contra essa quebra, somente se dá conta do problema quando ele já está acontecendo ou já passou.

Essa falta de cuidado com os produtos na gôndola leva a uma série de perdas, além do produto vencido em si: como é o caso dos danos à imagem da marca perante o público – como vimos acima, a pessoa que encontra itens vencidos na prateleira começa a perder a confiança no estabelecimento.

 

Consequências

Os produtos perecíveis envolvem também outras questões além apenas do prejuízo financeiro da perda de uma venda ou da devolução de itens pelo cliente. A venda e exposição de alimentos e bebidas precisa estar de acordo com as normas da vigilância sanitária.

É vetada a comercialização de itens impróprios ao consumo – como é o caso de produtos fora do prazo de validade, e existem punições previstas em lei para quem desrespeitar essas regras.

A empresa que insistir em vender produtos vencidos, está sujeita a multas, além de também estar previsto na lei prisão de 2 até 5 anos, em casos mais graves. Por esses e outros motivos que é fundamental elaborar estratégias para evitar que itens vencidos fiquem nas gôndolas do seu negócio.

 

Por que um produto vence na prateleira?

Podem existir diversos motivos que levem a permanência de produtos vencidos na gôndola de um PDV, entretanto, a causa está sempre envolvida com uma má gestão e falta de organização do trade marketing da empresa.

Antes de chegar nas prateleiras são necessárias estratégias para a inserção dos produtos no mercado, e o fato que itens estão vencendo no seu ponto de venda tem relação direta com as etapas de planejamento do negócio.

A implementação de um mix de produtos incorreta, o exagero de um mesmo item exposto ou a falta de um controle feito por promotores de venda ou supervisores, são etapas do processo que podem estar resultando no excesso de produtos vencidos.

 

Como impedir esse cenário?

Uma resposta básica e imediata para te ajudar a impedir que produtos continuem vencendo nas prateleiras é a organização. Alinhe na frente das gôndolas aqueles itens que estão com a data limite para consumo se aproximando.

E estude qual é o melhor posicionamento para produtos nos espaços do seu PDV – normalmente o consumidor pega os itens que estão na frente da prateleira, ou então os que estão melhor alocados, seja em relação a posição ou a sua altura.

Outra estratégia muito comum nesses casos é aplicar as famosas promoções. Essa prática é muito usada para o escoamento de uma leva de produtos prestes a vencer. Preços mais baixos, brindes ou degustações ajudam bastante a reduzir estoque de um produto indesejado – podendo até mesmo melhorar suas vendas no geral.

 

5 dicas de ouro para impedir produtos vencidos na gôndola

Prevenir possíveis perdas com a presença de itens vencidos no seu negócio precisa ser considerada uma ação essencial dentro das rotinas da empresa. E o planejamento é o melhor investimento contra essas perdas.

Vamos reforçar ainda mais essa importância. Anote 5 sugestões do que fazer para impedir prejuízos com o vencimento de produtos:

 

1- Certifique-se de que as mercadorias sejam entregues por seus fornecedores com mais da metade de sua “vida útil”;

2- Cuide do armazenamento correto dos alimentos e bebidas para que eles não sofram qualquer tipo de alteração em sua aparência;

3- Mantenha os produtos limpos e com suas embalagens em perfeito estado (clientes desconfiam ainda mais de itens mal apresentados);

4- Organize os itens de forma que eles sejam expostos para serem adquiridos primeiro, segundo sua data de vencimento;

5- Não deixe nenhum produto em local diferente do já previsto – isso evita que os itens se percam pelo PDV e não tenham suas datas monitorados pelo promotor de vendas.

Leia também