(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog Como usar apps para manter seu negócio ativo
4/08/2020

Como usar apps para manter seu negócio ativo

Com o avanço do novo coronavírus todas as empresas relacionadas ao varejo sofreram com as mudanças de comportamento da população, precisando adotar novas medidas para manter seu negócio ativo.

Independente de qual seja o nicho do seu ponto de venda (PDV), este artigo vai te ajudar com dicas fundamentais para manter a sua marca em atividade.

 

Impactos do coronavírus no varejo

O cotidiano de grande parte da população brasileira mudou de forma drástica, e muito rapidamente. A pandemia do coronavírus afetou a rotina de muita gente, impactando também na economia.

Medidas como o isolamento social e outras ações para controle do vírus, reduziu ou até mesmo interrompeu o funcionamento de muitos estabelecimentos. E quem ainda pode funcionar, precisou se reinventar e adaptar seus processos em muito pouco tempo.

Como a rotina diária de uma grande massa de pessoas mudou, com isso seus hábitos de consumo também foram atualizados. O uso de aplicativos e outras ferramentas digitais têm sido o grande destaque para compensar esse cenário de mudanças.

 

Mas como usar apps no meu negócio?

Para manter o número de vendas dentro da margem durante a crise do coronavírus é preciso, acima de tudo, criatividade! É ser capaz de enxergar boas estratégias aliadas à melhor forma de aplicar essas ações dentro da sua empresa.

Primeiro, estude com cuidado quais alterações no consumo do seu público alvo mais impactaram no seu ponto de venda. E depois disso, analise como implantar apps e outras plataformas online para ajudar nos procedimentos de compra e venda.

 

Como sair do offline e migrar para o online?

Entenda melhor como transpor essa barreira do físico para o digital: separamos algumas informações que vão iluminar sua estratégia e gestão de crise.

 

As funções dos apps são as mesmas que de um PDV?

Em tempos de pandemia é possível levar seu negócio físico integralmente para o universo online. Para isso, basta oferecer ao público uma boa plataforma onde eles possam consultar a disponibilidade de produtos, os preços, os detalhes de cada item com suas descrições e também as avaliações de outros clientes.

Mas atenção: escolher boas ferramentas, servidores e desenvolvedores confiáveis é fundamental para que essa estratégia funcione. De nada adianta implementar um app com erros ou que trave nos celulares e demais dispositivos eletrônicos. É o mesmo que fechar a porta na cara de um potencial cliente e impedir sua entrada no ponto de venda físico.

 

Delivery: o grande bote salva-vidas do varejo

Por mais que os aplicativos de entrega tenham se popularizado entre o setor alimentício como restaurantes, lanchonetes, pizzarias, entre outros, com a chegada da crise o delivery se tornou uma das principais formas de manter as vendas ativas, seja pra qual for o estabelecimento.

Supermercados, lojas de roupas, farmácias, lojas de cosméticos, pet shops, lojas especializadas em colchões, até mesmo óticas entregando lentes de contato… todo tipo de ponto de venda, que ofereça produtos capazes de serem escolhidos à distância puderam aderir ao formato de delivery.

O serviço de entrega em domicílio é uma excelente forma de garantir vendas mesmo com a redução de movimento no seu ponto físico, até mesmo abrindo novos caminhos para que uma empresa posicione seus produtos no mercado.

Ao implementar um plano de trabalho com o uso de apps de delivery você se posiciona como uma empresa comprometida com as medidas de segurança pela saúde, ao mesmo tempo em que mantém seu negócio funcionando e preservando seu faturamento.

 

Compras pelos apps e retirada na loja física

Essa também é uma solução para manter seu negócio ativo. Caso seja uma necessidade ou preferência do cliente, a opção de compra remota e retirada na entrada do ponto de venda também é uma boa resposta para o momento atual.

Alguns estabelecimentos de shoppings têm executado essa estratégia. O app pode receber os pedidos, o pagamento pode ser feito também por meios digitais, e o consumidor retira as mercadorias na entrada da loja ou mesmo em estacionamentos, sem sair do carro.

Implementando essa medida, só é preciso ter cuidado para que não ocorram aglomerações no ponto de retirada. Isso pode ser evitado mediante agendamento de horários ou números de pedidos limitados.

 

Seu PDV atualizado

Se trata de um período de grande incerteza e desafios, em que tudo pode mudar novamente de forma rápida. Por isso, um bom gestor é aquele capaz de encontrar soluções criativas para manter o negócio ativo. Todas as empresas precisam se adaptar as novas exigências do mercado, para, ao menos, minimizar as consequências dessas mudanças para o segmento.

Leia também