(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog O posicionamento de produtos perfeito para o seu PDV
5/11/2020

O posicionamento de produtos perfeito para o seu PDV

O posicionamento adequado dos produtos na loja é fundamental para quem deseja vender algum produto. Pensar estrategicamente a disposição dos artigos no ponto de venda traz bons resultados, afinal o consumidor pode fazer a compra levando em conta não apenas o produto exposto, como também o local de exposição. 

Em estabelecimentos de auto-varejo, em que o próprio comprador é responsável por recolher as mercadorias que vai levar, nem sempre a pessoa se lembra de pegar todos os itens de que necessita. Ou se esquece de anotar um produto na lista antes de sair de casa. Nessa hora, um posicionamento eficiente pode levar o consumidor a se lembrar de apanhar um produto de que precisa ou até mesmo algo que não sabia ser importante. 

Antes de mais nada, é preciso observar uma boa organização da loja. Um local bem organizado se torna mais atrativo para o cliente, além de facilitar a visualização dos artigos à venda. 

Confira outras dicas para aproveitar ao máximo as estratégias de posicionamento de produtos. 

Valorizar os produtos principais

A gente sabe que existem produtos “carros-chefe”, verdadeiros campeões de vendas, certo? Esses artigos merecem um lugar de destaque. São itens muito procurados pelos shoppers, portanto devem ser facilmente encontrados. 

Atenção aos comportamentos do público

Identificar como o público se comporta é relevante para garantir bons resultados. Saber quem compra e quem deixa de comprar um determinado produto define o melhor posicionamento em um ponto de venda, de acordo com as afinidades e interesses desse comprador. 

Separe os produtos por categorias

Faça um levantamento de todos os produtos disponíveis da sua loja por categorias. Verifique a lucratividade de cada um deles. Avalie os custos de cada produto, a margem de lucro e o tempo de permanência da mercadoria na loja. 

Alguns produtos têm uma boa margem de lucro, mas vendem menos. Esses produtos também merecem um lugar de destaque. É possível criar ações para para aumentar o fluxo de saída de uma determinada mercadoria.

Pontos de maior impacto…

O ponto de visualização mais fácil é aquele que fica bem em frente aos olhos do consumidor. Experimente colocar produtos de margem de lucro mais expressiva nessa posição. 

Instalar esse tipo de produto em um ponto de maior impacto pode ser uma boa iniciativa. O motivo é simples: produtos com maior margem de lucro, ao serem mais vendidos, naturalmente vão incrementar os ganhos da sua loja. 

… e  os pontos de menor impacto

E o que fazer com os locais acima e abaixo da vista do consumidor? Não é a atividade mais agradável do mundo ter que se curvar para um lado ou outro em busca de um determinado produto, certo? 

Se o item for supérfluo e pouco procurado, colocá-lo muito acima ou abaixo da visão do consumidor não é uma boa estratégia. Afinal de contas, esse artigo já não é essencial e ainda vai estar em um local de acesso dificultado. 

Portanto, experimente colocar produtos mais procurados em pontos de menor impacto. 

Existem artigos que o consumidor vai buscar, não importa onde estejam na loja. Eles podem ser posicionados em espaços menos nobres, enquanto outros menos essenciais ficam bem à vista. Assim, são maiores as chances de o shopper colocar no carrinho, ao mesmo tempo, produtos mais e menos procurados. 

Pontos especiais

Sabemos que quando o consumidor tem uma boa experiência de compra, é mais fácil que ele volte a frequentar uma loja, certo? Criar ilhas de um determinado produto pode ser um caminho para criar essa experiência. Esses locais se tornam uma espécie de área nobre da loja, um espaço de grande destaque.

Uma outra área nobre das lojas, são as pontas de corredor. Essas áreas das gôndolas dividem diferentes regiões nas lojas e têm grande potencial de chamar a atenção do consumidor. 

Produtos visados na entrada? Jamais!

Não é recomendável colocar artigos muito procurados logo na entrada da loja. Existe a possibilidade de o consumidor entrar no estabelecimento, recolher o produto essencial de que necessita e ir logo para o caixa, sem antes encontrar outros produtos pelos corredores. Não é o que queremos, certo?

Uma loja com produtos estrategicamente disponibilizados pode ser uma alavanca para o seu negócio. 

 

Leia também