(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog Como investir em datas comemorativas para lucrar mais?
8/04/2019

Como investir em datas comemorativas para lucrar mais?

As datas comemorativas são verdadeiros propulsores de venda – seja no varejo ou atacado, propondo ações que geram retorno positivo para as marcas. O período que antecede o Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outros, são multiplicadores de clientes.

Essas datas são muito importantes também para a construção do relacionamento entre consumidor e ponto de venda, oportunidade imperdível para fidelizar um cliente e deixar boas impressões.

Descubra como aproveitar o calendário comemorativo na criação do merchandising no seu PDV!

Análise e planejamento

Antes de mais nada é preciso uma análise sobre quais datas vão se encaixar com o segmento em que sua marca está inserida. Um exemplo simples, mas que explica isso é: Não adianta ter um negócio voltado somente para o público infantil e insistir em ações durante o Dia dos Namorados, poderia ser um desperdício de tempo e dinheiro.

Estude seu próprio mix de produtos e seu público alvo – conhecer a si mesmo, seus consumidores e seus concorrentes é o primeiro passo para trabalhar com ações em datas comemorativas.

Um bom planejamento é item fundamental para que sua campanha dê certo. Preveja o aumento das demandas, defina quais elementos serão aplicados na ação de antemão. Aproveitar o início do ano para estabelecer quais datas vão necessitar de ações é uma ótima forma de começar a se organizar.

5 dicas para aplicar em suas ações

Para obter melhores resultados durante os períodos sazonais de vendas é preciso saber planejar as ações para alcançar sempre mais público e atraí-los para o seu ponto de venda.

Confira algumas orientações para melhorar seu desempenho em todas as datas comemorativas do ano:

1- Condições especiais
A maioria das campanhas durante datas comemorativas oferecem algum tipo de

vantagem comercial para o consumidor. Ele precisa sentir que está “lucrando” ao adquirir seu produto, e não o contrário.

Tenha em mente quais condições especiais irá disponibilizar para a data em questão. Pode ser qualquer benefício, como parcelamentos diferenciados, frete grátis, descontos progressivos, brindes. Saiba bem pelo que seu público alvo tem maior interesse e faça boas ofertas em cima disso.

2- Antecipe possíveis prejuízos
Garantir boas condições de compra não podem atrapalhar as contas no final da

campanha. Conheça os custos de seus produtos antes de lançar qualquer “oferta imperdível”. O objetivo das ações em datas comemorativas é lucrar mais. Se você não

souber o real custo do seu trabalho, essa receita maior adquirida nas promoções só vai mascarar um grande prejuízo no fim da linha.

3- Estoque
Tópico muito importante do planejamento de uma grande ação de merchandising. A

dica é antecipar o abastecimento do seu estoque antes das datas sazonais de grande impulso nas vendas.

Ao garantir seu estoque com antecedência você terá o benefício de poder negociar melhores valores com seus fornecedores, além de não correr nenhum risco de não estar com as mercadorias no ponto de venda, e um cliente deixar de efetuar a compra por falta daquele item.

4- Decoração
Aposte em uma boa decoração para o seu ponto de venda. Vale aderir a uma

temática única, como a Páscoa, ou quaisquer elementos que entreguem a ideia em torno daquela data comemorativa específica.

A identidade visual das lojas contribui em grande parte na atração de novos clientes e no encantamento e fidelização de quem já consome determinada marca. Alinhar a decoração com o traje da equipe no ponto de venda também influencia no clima do ambiente. É preciso fixar sua marca na mente do público, e assim, oferecer uma experiência de compra agradável.

5- Criatividade
Até mesmo para aplicar qualquer uma das outras dicas acima, você vai precisar

colocar a criatividade em jogo. Você precisa atrair a atenção dos compradores a todo custo, seja com produtos em destaque, ou com elementos visuais atrativos tais como os banners ou displays originais e personalizados.

Trabalhe forte com a comunicação visual e deixe todo o espaço interior da loja o mais “fora do comum” possível. Explore todas as possibilidades – somente assim será possível potencializar suas vendas.

Mãos à obra

Independente de qual seja o segmento em que sua marca está inserida, o importante é se fazer presente para os consumidores durante as principais datas ao longo do ano. É aquele ditado: quem não é visto, não é lembrado.

E como já foi dito acima – planeje! Um bom planejamento, durante todas as etapas, e feito com bastante antecedência, vai estruturar melhor as ações da sua campanha e oferecer mais chances de resultados positivos.

Leia também