(32) 3218-7665 - (32) 3216-7548 rodrigobento@i9promocoes.com

Novidades do blog

Você está emHome Blog 6 erros comuns no PDV
23/04/2019

6 erros comuns no PDV

O ponto de venda, mais conhecido como PDV, é o maior responsável pelo sucesso das vendas de uma empresa. Hoje em dia é preciso estar em constante inovação para atrair mais clientes e fidelizá-los.

Mas se mesmo com diversas ações e novidades, o faturamento do seu negócio está negativo, pode ser que o problema esteja em simples detalhes, como disposição de produtos e agilidade no atendimento.

Não existem fórmulas mágicas para melhorar os números. O que se pode fazer é minimizar erros comuns que podem estar afetando diretamente suas vendas. Confira algumas condutas que devem ser evitadas dentro do seu ponto de venda:

 

1- Ambiente desconfortável

Como diz o ditado, “a primeira impressão é a que fica”. Imagine um cliente que entra em uma loja totalmente caótica, quente e abafada, e sem nenhuma informação dos produtos? Dificilmente ele irá permanecer por muito tempo no local, quanto menos comprar algo.

A ambientação do seu PDV precisa ser atrativa, confortável e organizada. Mantenha seu mix de produtos organizado segundo categorias, com informações de fácil entendimento e localização. Aposte também em uma decoração agradável e que esteja de acordo com a identidade da sua marca. Climatização e aromatização também garantem um espaço acolhedor.

 

2- Vitrine desatualizada

De que adianta preparar uma bela vitrine criativa para atrair clientes e manter essa mesma decoração por meses a fio? As vitrines são responsáveis por atrair consumidores sem a intenção prévia de adquirir seu produto – mas que ao passar em frente ao PDV é cativado.

Por isso, a decoração precisa ser criativa e interessante, mas também deve possuir grande rotatividade. A renovação da vitrine precisa ocorrer a cada 2 semanas, ou no caso de lojas em locais com grande circulação de pessoas, como shoppings, ela precisa de atualização de até 2 vezes na mesma semana!

Não é preciso trocar todo o tema do zero, no caso de uma promoção para o Dia das Mães, por exemplo. Mas no mínimo troque as peças ofertadas, e exponha novos produtos e elementos decorativos. Pequenas modificações já vão dar ares de novidade para sua vitrine.

 

3- Equipe mal preparada

A formação do pessoal é um item constantemente criticado no atendimento ao cliente. Para evitar constrangimentos, é responsabilidade da empresa garantir o treinamento correto para todo o quadro de funcionários, além de manter a equipe sempre atualizada.

Sejam informações sobre produtos ou sobre o funcionamento geral do PDV, nenhum funcionário pode repassar dados incorretos para um cliente, pois isso descredibiliza  totalmente a marca. Uma equipe bem preparada também precisa ser simpática e solícita, porque somente decorar a descrição dos produtos não garante boas vendas.

 

4- Falhas na reposição do estoque

Imagine a cena: vários clientes chegam em seu ponto de venda buscando um produto específico que foi divulgado em uma promoção, mas infelizmente todos eles retornam de mãos vazias para casa pois seu estoque está completamente zerado. Um erro fatal para seu negócio!

Mantenha sempre seu estoque organizado de maneira impecável. Ações promocionais exigem uma preparação prévia para que o volume disponível seja suficiente para suprir a demanda.

E durante os dias normais, a vantagem de controlar tudo que entra e sai do seu PDV é que, eventualmente, você vai descobrir quais produtos do seu mix vendem melhor e quais não estão sendo procurados pelos clientes.

 

5- Produto em excesso

Expor um mesmo produto de forma excessiva pode ter efeitos negativos no público. Mesmo que seja um item em promoção ou algum produto que precisa ter suas vendas alavancadas, o merchandising em excesso pode dar uma imagem de “urgência” para o consumidor.

Se o cliente sentir que o lojista quer se desfazer daquele produto em questão, ele pode pensar que se trata de algo próximo ao prazo de validade ou que a mercadoria possui algum defeito. Divulgue suas ofertas com moderação!

 

6- Não analisar seus concorrentes

Sempre saiba o que a concorrência está fazendo! Quando você inicia um negócio é preciso identificar quais são seus concorrentes diretos e como superá-los. Mas somente identificar não adianta: observe as ações que o rival do seu segmento está pondo em prática e aprenda com elas.

Seja se inspirar positivamente ou até evitar os erros cometidos por eles. Ao analisar sua concorrência você vai estar no caminho para agir de forma mais assertiva, sabendo o que o seu nicho de mercado deseja.

 

Tenha um PDV de sucesso

Nenhuma venda está garantida. Não é porque o consumidor entrou em seu PDV que o jogo está ganho. Ter atenção aos pequenos detalhes é o que faz um bom gestor! Hoje os clientes buscam atendimento e experiência de compra, acima de tudo.

Evite os erros em questões fundamentais, conheça melhor sua própria marca e produtos, entenda quais são suas deficiências e trabalhe para corrigi-las. Somente assim suas estratégias de merchandising no ponto de venda vão se tornar um sucesso!

Leia também